O marketing de conteúdo nunca esteve tão relevante quanto agora e, conforme as marcas passam a entender o valor do relacionamento e dos seus posicionamentos, essa relevância só tende a aumentar e a moldar de maneira mais e mais significativa como as marcas se conectam com seu público-alvo. Aproveitando que estamos iniciando um novo ano, vale a pena estar ligados nas tendências que que prometem fortalecer o marketing de conteúdo ao longo de 2024.
- CONTEÚDO INTERATIVO E IMERSIVO
A interatividade ganhará destaque. A criação de conteúdos envolventes que coloquem o público no centro da experiência engaja os consumidores de maneira mais profunda. Ferramentas de realidade aumentada, vídeos interativos e experiências imersivas são recursos essenciais nesse processo.
- PLATAFORMAS DE CONTEÚDO NICHADO
Com a saturação de grandes plataformas, espera-se que haja um aumento na popularidade de plataformas de conteúdo de nicho. É a lógica da segmentação ganhando força com as marcas tendo oportunidade de explorar comunidades específicas e atingir públicos-alvo de forma direcionada por meio de conteúdo especializado.
- A ASCENSÃO DOS MICRO-INFLUENCIADORES
Neste cenário, os micro-influenciadores desempenham um papel significativo como ponte das marcas com o público. O valor de parcerias mais autênticas e genuínas por meio de colaborações com influenciadores de nicho aumenta já que estes costumam possuir uma conexão mais estreita com suas respectivas audiências.
- SUSTENTABILIDADE COMO NARRATIVA
A conscientização ambiental necessariamente vem se tornando uma pauta muito recorrente e moldando decisões de consumo. Marcas que trazem à luz a preocupação e as práticas sustentáveis através de um storytelling coeso, constante e descolado (sem ser alarmista ou professoral) tem tudo para ganhar aderência com o público e fortalecer suas imagens.
- VALORIZAÇÃO DA TRANSPARÊNCIA
É sobre fortalecer o vínculo com seus consumidores através da lealdade e conexão emocional. Histórias, dia a dia, práticas e posicionamentos alinhados com seus valores devem ficar patentes par o público que se identifica com eles fortalecendo o elo com a marca por meio do conteúdo.
Em resumo, de modo geral não há nenhuma reinvenção da roda aqui, o marketing de conteúdo continua sendo sobre construir uma imagem de marca coesa e que dialogue de maneira natural e criativa com o seu consumidor. Personalização, interatividade, autenticidade e conscientização são algumas tendências que podem te ajudar a fazer isso.
Tendências que inclusive podem se confirmar ou não ao longo do ano, mas certamente são caminhos bem simples e viáveis para serem ignorados na busca por se destacar em um cenário tão competitivo. Ter em mente que construir relacionamentos com seus públicos-alvo é jogar no longo prazo, requer trabalho constante, mas produz resultados sólidos e duradouros.